Topo

Esse conteúdo é antigo

México busca 'associação' com Argentina, Bolívia e Chile para explorar lítio

03/05/2022 13h49

México, 3 Mai 2022 (AFP) - O México busca uma aliança com Argentina, Bolívia e Chile para compartilhar experiências na exploração de lítio, disse o presidente mexicano, Andrés Manuel Lópes Obrador, nesta terça-feira (3). Recentemente, o país nacionalizou as reservas do mineral.

O objetivo "é que vá se criando uma associação com o propósito de nos ajudar mutuamente", disse o mandatário esquerdista, indicando que já abordou o tema com o presidente da Bolívia, Luis Arce.

AMLO assegurou que os governos da Argentina e do Chile também mostraram interesse na cooperação, apesar da exploração de lítio nesses países estar nas mãos da iniciativa privada, enquanto a Bolívia também as nacionalizou.

Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos, o Chile é o segundo maior produtor mundial de lítio e a Argentina é o quarto, enquanto a Bolívia conta com as maiores reservas.

O lítio, também chamado de "o ouro branco", é fundamental para as novas tecnologias, pois é utilizado para as baterias de distintos artefatos e dos carros elétricos.

sem/axm/yow/dd