México busca 'associação' com Argentina, Bolívia e Chile para explorar lítio
México, 3 Mai 2022 (AFP) - O México busca uma aliança com Argentina, Bolívia e Chile para compartilhar experiências na exploração de lítio, disse o presidente mexicano, Andrés Manuel Lópes Obrador, nesta terça-feira (3). Recentemente, o país nacionalizou as reservas do mineral.
O objetivo "é que vá se criando uma associação com o propósito de nos ajudar mutuamente", disse o mandatário esquerdista, indicando que já abordou o tema com o presidente da Bolívia, Luis Arce.
AMLO assegurou que os governos da Argentina e do Chile também mostraram interesse na cooperação, apesar da exploração de lítio nesses países estar nas mãos da iniciativa privada, enquanto a Bolívia também as nacionalizou.
Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos, o Chile é o segundo maior produtor mundial de lítio e a Argentina é o quarto, enquanto a Bolívia conta com as maiores reservas.
O lítio, também chamado de "o ouro branco", é fundamental para as novas tecnologias, pois é utilizado para as baterias de distintos artefatos e dos carros elétricos.
sem/axm/yow/dd
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.