Topo

Esse conteúdo é antigo

Sete civis morrem em ataques no leste da Ucrânia

07/07/2022 08h13

Kiev, Ucrânia, 7 Jul 2022 (AFP) - Pelo menos sete civis morreram, e outros dois ficaram feridos em ataques russos na região de Donetsk, no leste da Ucrânia - anunciou o governador regional, Pavlo Kyrylenko, nesta quinta-feira (7).

"Os russos mataram sete civis" em ataques na quarta-feira, três deles na cidade de Toretsk, dois em Avdiivka, um em Kodema e um em Siversk, relatou o funcionário no aplicativo de mensagens Telegram, sem dar mais detalhes.

Várias localidades da região foram alvo de disparos de artilharia e de múltiplos lança-foguetes, informou a Presidência ucraniana hoje pela manhã, citando administrações regionais.

Os russos, que afirmam terem assumido o controle de toda região de Luhansk, tentam agora conquistar Donetsk para ocupar toda bacia mineira do Donbass. Esta área está sob controle parcial dos separatistas apoiados por Moscou desde 2014.

Na região de Donetsk, a cidade de Sloviansk é vista como o próximo alvo potencial das forças russas em seu plano de conquistar completamente a bacia do Donbass.

Na terça-feira (7), os foguetes russos atingiram um mercado no centro de Sloviansk e atingiram as ruas vizinhas, matando pelo menos duas pessoas.

ant/via/emd/mis/mar/tt