Topo

Esse conteúdo é antigo

Migração lidera pauta de reunião entre Biden e López Obrador na Casa Branca

12/07/2022 18h09

Washington, 12 Jul 2022 (AFP) - O presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, fez propostas a Joe Biden dentro da luta contra a inflação e lhe pediu que permita a entrada nos Estados Unidos de mais imigrantes com visto de trabalho, em um encontro na Casa Branca no qual encenaram uma "relação forte", apesar da tensão recente.

Devemos "agir juntos frente aos grandes desafios", porque "vivemos tempos difíceis", com as consequências da pandemia e da guerra na Ucrânia, "que não deixou apenas dor e destruição, mas também agravou a crise econômica e alimentou a espiral inflacionária", disse López Obrador.

"Não será a primeira nem a última vez que cerramos fileiras para nos ajudarmos mutuamente apesar das nossas diferenças e de agravos que não são fáceis de esquecer, nem com o tempo, nem com bons desejos. Em muitas ocasiões, pudemos concordar e trabalhar como bons amigos e verdadeiros aliados", acrescentou o mexicano, sentado próximo de Biden antes de uma reunião a portas fechadas.

O presidente americano descreveu López Obrador como um "amigo" e "aliado" com quem mantém "uma relação forte e produtiva", apesar de as manchetes dizerem o contrário.

- Tensão bilateral -

Nos últimos meses, houve desencontros entre os dois governos. López Obrador não participou da Reunião de Cúpula das Américas e defendeu o fundador do Wikileaks, Julian Assange, processado pelo vazamento em massa de documentos confidenciais dos Estados Unidos. Além disso, sua reforma energética bloqueia bilhões de dólares em investimentos, e o México se nega a se somar às sanções internacionais contra a Rússia pela invasão à Ucrânia.

López Obrador defendeu "ordenar o fluxo migratório e permitir a chegada aos Estados Unidos de trabalhadores, técnicos e profissionais de diferentes disciplinas, mexicanos e centro-americanos, com visto de trabalho temporário, para garantir que a economia não seja paralisada por falta de mão de obra".

"É indispensável, digo com sinceridade e respeito, regularizar já e dar certeza aos migrantes que trabalham há anos de forma honrada e contribuem para o desenvolvimento" do país, acrescentou o mexicano, referindo-se a uma via para a cidadania, uma das promessas de Biden bloqueadas pelo Congresso.

- Investimento e vistos de trabalho -

O inquilino da Casa Branca lembrou ao mexicano que seu governo "bateu um recorde" no ano passado ao emitir 300.000 vistos H-2 (destinados a pessoas sem intenção de imigrar permanentemente) para trabalhadores mexicanos, e lhe agradeceu por fazer o mesmo com os centro-americanos no México .

Biden acrescentou que Washington "realiza investimentos históricos na modernização da infraestrutura" ao longo dos mais de 3.000 km de fronteira comum, e combate o "tráfico ilegal de fentanil" e pessoas.

- Inflação -

Os presidentes também conversaram sobre medidas para conter a inflação galopante em ambos os países e, especialmente, o aumento dos preços dos combustíveis nos Estados Unidos.

López Obrador disse que sugeriu a suspensão de tarifas e regulamentos para "reduzir os preços para os consumidores em ambos os países", além de um plano conjunto de investimento público-privado para produzir mais bens e evitar importá-los.

erl/dga/aa/lb