EUA pede 'moderação' a todas as partes no Peru e apoia investigação
Os Estados Unidos pediram, nesta quarta-feira (11), "moderação" e que o uso da força contra as manifestações no Peru seja reduzido ao "mínimo". Também apoiaram a abertura de uma investigação sobre a repressão que causou dezenas de mortes.
"Reconhecemos o direito ao protesto pacífico e à expressão de queixas por meio de canais democráticos, e fazemos um apelo à calma, ao diálogo e para que todas as partes exerçam moderação e não violência", afirmou um porta-voz do Departamento de Estado americano.
"Encorajamos o governo a usar o mínimo de força para proteger os cidadãos, a propriedade e a livre circulação de pessoas e bens", disse.
"Apoiamos o compromisso do governo peruano de investigar todas as mortes e garantir que suas forças de segurança respeitem a lei e a ordem, de acordo com os direitos humanos e a lei peruana", acrescentou.
Pelo menos 40 pessoas foram mortas em protestos violentos no Peru desde dezembro, após a deposição e prisão do ex-presidente esquerdista Pedro Castillo por um autogolpe fracassado.
O Ministério Público indicou ter aberto uma investigação contra sua sucessora, a presidente Dina Boluarte, pela repressão às manifestações.
sct/erl/ltl/yow/ic/mvv
© Agence France-Presse
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.