Topo

Esse conteúdo é antigo

Operadora austríaca investiga saudações a Hitler em trem

Dois outros trens foram manipulados na semana passada para transmitir uma "mistura confusa e sem sentido" de canções infantis e propagandas antigas. - Getty Images
Dois outros trens foram manipulados na semana passada para transmitir uma "mistura confusa e sem sentido" de canções infantis e propagandas antigas. Imagem: Getty Images

15/05/2023 09h20

A operadora ferroviária austríaca OeBB informou nesta segunda-feira (15) que denunciou duas pessoas que supostamente adulteraram o sistema de alto-falantes de um trem para reproduzir o que pareciam ser saudações a Hitler e discursos.

Dois outros trens foram manipulados na semana passada para transmitir uma "mistura confusa e sem sentido" de canções infantis e propagandas antigas, disse à AFP o porta-voz da OeBB, Bernhard Rieder.

O incidente de domingo, que provocou indignação pública, supostamente incluía saudações a Hitler e gravações históricas de discursos do ditador, nascido na Áustria.

Todos os três incidentes ocorreram quando os trens OeBB estavam passando pela mesma área entre a cidade de Sankt Pölten, no leste, e sua capital, Viena, acrescentou Rieder.

Os dois suspeitos foram denunciados à polícia no domingo, após serem identificados graças às gravações de segurança do trem. A OeBB se recusou a fornecer sua identidade, mas confirmou que não são funcionários.

Ambos são acusados de obter uma chave genérica e comum na Europa para acessar a estação de interfone do trem e fazer as gravações.

A Áustria, que foi "anexada" pelos nazistas ao Terceiro Reich em 1938, tem leis muito rígidas contra a negação do Holocausto e atividades pró-nazistas, embora crimes desse tipo não sejam incomuns.