Topo

Zelensky se encontra com Papa em 1ª visita a Roma desde o início da guerra

Do UOL, em São Paulo

13/05/2023 12h47Atualizada em 13/05/2023 16h50

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, se encontrou com o Papa Francisco neste sábado (13). Zelensky ainda fez reuniões com o presidente italiano Sergio Mattarella e com a primeira-ministra Giorgia Meloni.

O que aconteceu

Encontro foi privado. Zelensky chegou ao Vaticano na tarde de hoje (horário local) para se reunir com o Papa. O encontro durou cerca de 40 minutos, de acordo com informações da ANSA.

Papa e Zelensky falaram sobre a guerra. Matteo Bruni, porta-voz da Santa Sé, disse que a conversa entre Francisco e o presidente ucraniano girou em torno da "situação humanitária e política provocada pela guerra na Ucrânia".

Houve troca de presentes. O Papa deu a Zelensky uma escultura que representa um ramo de oliveira, símbolo da paz. Já o presidente ucraniano presenteou Francisco com uma imagem da Virgem Maria pintada nos restos de um colete à prova de balas.

Vítima e agressor "não são iguais", diz presidente. Zelensky se mostrou grato pelo encontro e disse ter falado sobre as "dezenas de milhares de crianças ucranianas deportadas". Ele também afirmou ter pedido ao Papa que condene os "crimes" contra a Ucrânia porque "não pode haver igualdade entre vítima e agressor".

Primeira visita desde o início da guerra. É a primeira vez que o presidente ucraniano vai a Roma desde o início da guerra contra a Rússia, em fevereiro de 2022. Zelensky viajou em um avião do governo italiano, escoltado por jatos de combate.

Apoio do Ocidente

Governo italiano diz que vai ajudar a Ucrânia. Antes do encontro de Zelensky com o Papa, o presidente Mattarella e a primeira-ministra Meloni reiteraram o total apoio da Itália à Ucrânia em termos de ajuda militar, financeira, humanitária e de reconstrução.

Não se pode alcançar a paz por meio da rendição. (...) Seria um precedente muito grave para todas as nações do mundo.
Giorgia Meloni, primeira-ministra italiana

Presidente ucraniano agora viaja para a Alemanha. Depois da passagem pela Itália, Zelensky deve continuar sua série de visitas a aliados ocidentais. O próximo destino é Berlim, aonde deve chegar no domingo (14).

Suposta missão de paz

Encontro de Zelensky e Papa acontece em meio à polêmica sobre "missão de paz". No fim de abril, o Papa revelou uma "missão de paz" pelo fim da guerra, dizendo que o Vaticano ajudou na troca de prisioneiros e que agiria no caso das crianças ucranianas levadas ilegalmente para a Rússia.

Rússia e Ucrânia disseram desconhecer a suposta missão de paz. Na ocasião, tanto Kiev quanto Moscou se manifestaram dizendo que não sabiam do que Papa Francisco estava falando.

Eles disseram que não sabiam de nada, mas depois foram feitos contatos em que foram feitos esclarecimentos para ambas as partes. Isso não passou de um desentendimento, um equívoco.
Cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano, em 10 de maio

(Com ANSA e Reuters)