EUA: processo de impeachment contra secretário de Segurança Interna chega ao Senado

Os republicanos da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos entregaram oficialmente nesta terça-feira (16) ao Senado a acusação contra Alejandro Mayorkas, secretário de Segurança Interna, antes do seu julgamento na câmara alta.

A poucos meses das eleições presidenciais de novembro, a imigração tornou-se um tema-chave da campanha. Os congressistas republicanos acusam Mayorkas de ter provocado uma crise na fronteira entre os Estados Unidos e o México.

Em meados de fevereiro, os congressistas acusaram Mayorkas na Câmara dos Representantes, primeira etapa do processo de impeachment. No último dia 10, encaminharam a denúncia ao Senado.

Após os debates, os 100 senadores votarão cada artigo. Uma maioria de dois terços é necessária para condená-lo, em cujo caso a destituição é automática e definitiva. Caso contrário, ele será absolvido, o que é o mais provável, uma vez que os democratas são maioria na casa.

Mayorkas nega as acusações dos republicanos e o assunto é uma dor de cabeça para Biden, a menos de sete meses das eleições presidenciais.

Sob forte influência do ex-presidente Donald Trump, os republicanos acusam o presidente democrata de ter permitido uma "invasão" do país. Citam, por exemplo, números de dezembro, quando a patrulha fronteiriça interceptou 302 mil vezes imigrantes e solicitantes de asilo que cruzaram a fronteira com o México sem visto.

Os democratas acusam os republicanos de usarem Mayorkas como bode expiatório em ano eleitoral, e Trump de demonizar os imigrantes com sua retórica.

nro/rle/eml/atm/nn/lb/mvv

© Agence France-Presse

Deixe seu comentário

Só para assinantes