Terremoto de magnitude 7 sacode a Rússia, mas alerta de tsunami é retirado
Um terremoto de magnitude 7,0 sacudiu a costa da península de Kamchatka, no extremo oriental da Rússia, na madrugada de domingo (18, tarde de sábado em Brasília), segundo o serviço regional de monitoramento de terremotos.
O Ministério de Emergências local informou que os tremores foram sentidos ao longo da costa, incluindo a capital da província, Petropavlovsk-Kamchatski.
"Equipes operacionais de socorristas e bombeiros estão inspecionando os edifícios", disse a filial regional do Ministério de Emergências da Rússia na província de Kamchatka em uma mensagem no Telegram.
O sismo ocorreu a uma profundidade de quase 50 quilômetros nas águas ao largo da península de Kamchatka, pouco depois das 07H00 locais, a cerca de 90 quilômetros a leste da cidade de Petropavlovsk-Kamchatski, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).
O Centro Nacional de Alerta de Tsunamis dos Estados Unidos havia emitido inicialmente uma ameaça de tsunami, mas depois declarou que a ameaça havia passado.
As autoridades locais não emitiram um alerta semelhante.
Após o terremoto inicial, foram registradas várias réplicas, mas de menor intensidade, informou em seu site a filial de Kamchatka do Serviço Geofísico Unificado da Rússia.
A península está situada em um cinturão sismicamente ativo que circunda grande parte do Oceano Pacífico, conhecido como o "Anel de Fogo", e abriga mais de duas dezenas de vulcões ativos.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.