Musk afirma que X é alvo de um 'enorme ataque cibernético'

O empresário Elon Musk afirmou que sua rede social X sofreu um grande ataque cibernético depois que milhares de usuários relataram problemas para acessar suas contas nesta segunda-feira (10). 

"Houve (e ainda há) um enorme ataque cibernético no X", publicou Musk. "Somos atacados todos os dias, mas isso foi organizado com muitos recursos. Um grande grupo coordenado ou um país está envolvido. Estamos rastreando", acrescentou.

O bilionário fez essa afirmação replicando uma publicação de outro usuário (DogeDesigner) que sugere que a queda de X nesta segunda pode estar relacionada com os protestos recentes contra o Departamento de Eficiência Governamental dos Estados Unidos (Doge, dirigido por Musk) e atos de vandalismo contra lojas do fabricante de carros elétricos Tesla, também de sua propriedade.

No ano passado, Musk culpou, sem evidências, um ataque cibernético pela queda do X quando uma entrevista com Donald Trump estava prestes a ser transmitida.

Milhares de usuários relataram problemas para acessar a plataforma em seus celulares ou pela web nesta segunda-feira.

O pico da falha, segundo o site de referência Downdetector.com, ocorreu às 11h (horário de Brasília), quando cerca de 40 mil usuários relataram uma interrupção do serviço.

O X não respondeu a uma solicitação da AFP e a conta de "suporte técnico" da plataforma não publica nada desde o ano passado.

Depois que Musk comprou o então Twitter por 44 bilhões de dólares no final de 2022, a maioria dos funcionários renunciou ou foi demitida, o que gerou incerteza sobre se a rede social poderia se manter segura e estável.

gc/dw/mel/nn/ic

Continua após a publicidade

© Agence France-Presse

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.