Governo Trump revoga vistos de todos os cidadãos do Sudão do Sul
O governo dos Estados Unidos anunciou neste sábado que revogou todos os vistos para aqueles que têm passaporte do Sudão do Sul, em resposta à recusa da nação africana em aceitar seus cidadãos expulsos dos Estados Unidos.
Esta é a primeira medida de revogação de visto para todos os titulares de passaportes de um único país desde que Donald Trump voltou à Casa Branca em janeiro.
O chefe da diplomacia americana, Marco Rubio, disse em um comunicado que o Departamento de Estado "está tomando medidas para revogar todos os vistos dos titulares de passaportes sul-sudaneses e impedir sua emissão para entrada".
Rubio acrescentou que o governo "estará preparado para revisar estas ações quando o Sudão do Sul cooperar plenamente".
O Sudão do Sul, país mais jovem do mundo e também um dos mais pobres, atualmente está mergulhado em tensões entre líderes políticos.
Washington acusa o governo de transição de Juba de "aproveitar-se dos Estados Unidos" por se recusar a aceitar o retorno de seus cidadãos expulsos.
Alguns analistas temem que o retorno da guerra civil que entre 2013 e 2018 tirou a vida de 400 mil pessoas.
3 comentários
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.
Francisco Camilo de Campos
E os da África do Sul ??????????
Jose Carlos Caldas da Silva
TRUMP anda em busca de qualquer "desculpa esfarrapada" para deportar levas e mais levas de estrangeiros de várias partes do mundo. O principal objetivo tem sido limitar cada vez mais a concorrência da mão de obra estrangeira com a nacional, e de quebra ainda se livrar de muito "peso morto" importado (ex.: marginais de toda a natureza, pessoas que recebem ajuda humanitária etc.). O provável efeito colateral indesejado é a falta de mão de obra qualificada nacional para preencher as vagas dos deportados.
Antonio Froilano Melo de Carvalho
Claramente Racista e sem vergonha de assumir