Nações Unidas reúne jovens e pais do DF para debater transmissão do Zika

Da Agência Brasil

No Dia Mundial da População, o Fundo de População das Nações Unidas promove um debate entre adolescentes e autoridades distritais e federais das áreas de saúde, educação, juventude, igualdade racial e planejamentoElza Fiúza/Agência Brasil

Com o objetivo de discutir a epidemia do vírus Zika e a transmissão sexual do vírus, o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), com apoio do Centro de Referência, Pesquisa, Capacitação e Atenção ao Adolescente em Família (Adolescentro) e da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, promove hoje (11) um debate entre adolescentes e pais com autoridades distritais e federais das áreas de saúde, educação, juventude, igualdade racial e planejamento.

O evento faz parte das comemorações do Dia Mundial da População, lembrado nesta segunda-feira, quando serão discutidos temas prioritários para meninas na faixa etária entre 10 e 19 anos. Diretora de Vigilância Epidemiológica e representante da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, Teresa Segatto, falou sobre a importância da realização do evento na prevenção de doenças.

"Esse centro é referência no atendimento a adolescentes no Distrito Federal. É importante para dar a eles oportunidade de ter um maior conhecimento voltado para prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. E como alguns pesquisadores já mostram a transmissão do Zika pela relação sexual é importante prevenir a transmissão dessa e de outras doenças", acrescentou Segatto.

Para Tereza Segatto, o evento é importante para dar aos jovens oportunidade de maior conhecimento na prevenção de doenças sexualmente transmissíveisElza Fiúza/Agência Brasil

Histórias

Gerente do Adolescentro, Ana Paula Tuyama informou que, "baseado na descoberta de que o vírus Zika pode ser transmitido sexualmente, o Fundo de População nos procurou para realizar o evento. É importante para que possamos ouvir os jovens e discutir o tema. Sabemos que eles têm informação, mas ainda assim as coisas acontecem e temos de dar esse foco para abordar a prevenção dessa e de outras doenças sexualmente transmissíveis, além da gravidez e drogas."

Para tratar o tema, o UNFPA e o grupo de funk carioca Dream Team do Passinho fizeram uma parceria musical para pedir "Mais direitos, menos Zika". A música, lançada no evento, promove o uso de preservativo como forma de prevenir a transmissão do Zika por via sexual.

Inspirados em histórias de mães adolescentes infectadas pelo Zika e dos filhos nascidos com microcefalia, a música foi criada como alerta para a epidemia do vírus e aborda o tema como resultado de desigualdades sociais no acesso a serviços de saúde, em especial de saúde sexual e reprodutiva.

Dia Mundial da População

O dia 11 de Julho, Dia Mundial da População, é comemorado mundialmente. Este ano o tema abordado pelas Nações Unidas é "Investir nas meninas adolescentes". A escolha é baseada na agenda de direitos humanos, população e desenvolvimento.

"O debate traz para a agenda pública a questão dos direitos das adolescentes e mulheres jovens, especialmente sua saúde sexual e reprodutiva. Uma adolescente com boa educação, empoderada, que pode tomar suas próprias decisões, será uma pessoa muito mais produtiva e uma cidadã que poderá fazer contribuições importantes para a sociedade", afirmou Jaime Nadal, representante do UNFPA no Brasil.

Adolescentro

O Adolescentro, unidade ligada à Secretaria de Saúde do Distrito Federal, tem por objetivo promover o atendimento em saúde mental, dificuldade de aprendizagem e violência sexual em seu contexto familiar, fortalecendo suas redes de proteção, com base em uma abordagem biopsicossocial e transdisciplinar.

São atendidos mensalmente mais de 3 mil adolescentes do DF e entorno. O Adolescentro conta com uma equipe de profissionais especializados no atendimento ao adolescente como assistência social, ginecologia, nutrição, psiquiatria e fonoaudiologia, entre outros. O atendimento é para jovens de 10 a 18 anos e pais e/ou responsáveis dos adolescentes tratados.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos