Grupo de teatro-circo celebra 30 anos com mostra gratuita de espetáculos

Paulo Virgílio - Repórter da Agência Brasil

Teatro de Anônimo está comemorando 30 anos em 2016Divulgação/Teatro de Anônimo

Criado em 1986 na zona norte do Rio de Janeiro, o grupo Teatro de Anônimo está celebrando 30 anos com uma mostra gratuita de espetáculos circenses, de hoje (22) até o dia 2 de outubro no espaço que a companhia ocupa na Fundição Progresso, na Lapa, centro da cidade.

A comicidade, as acrobacias aéreas e a cultura popular formam a base artística do grupo, que este ano foi contemplado com o edital de fomento da prefeitura do Rio para a área - Viva Circo!, tornando-se um polo com foco na formação de artistas circenses.

Com apresentações sempre às 20h, a programação é composta por 12 espetáculos com durações que variam de 10 a 80 minutos, todos com linguagem circense combinada ao universo do teatro. A abertura, nesta quinta-feira, ficou por conta do espetáculo Ode ao Instante, de Maria Teresa Gandra, um ensaio cômico e musical sobre o tempo, conduzido pela palhaça Purezempla.

A sede do Teatro de Anônimo fica na Casa Escola Benjamin, um casarão na Rua Benjamin Constant, no bairro da Glória, construído em 1897 pelo filósofo positivista Raymundo Teixeira Mendes, abolicionista e criador da bandeira nacional. No espaço, o grupo desenvolve residências artísticas com intercâmbios, espetáculos e seminários, que reúnem profissionais nacionais e internacionais.

"Pesquisadores, técnicos, artistas populares, estudantes e mestres trocam experiências e transmitem saberes, viabilizando a formação de grupos e companhias jovens no cenário cultural brasileiro, em diversos segmentos da cadeia produtiva das artes cênicas", explicou a atriz e professora de circo Maria Angélica Gomes, fundadora do Teatro de Anônimo.

Uma das formas de intervenção do grupo no cenário cultural é a organização, desde 1996, do Encontro Internacional de Palhaços Anjos do Picadeiro. Realizado anualmente no mês de dezembro, no Rio de Janeiro, o evento é um dos maiores do gênero no mundo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos