Artistas visuais de quatro países sul-americanos se unem em mostra no Rio

Paulo Virgílio - Repórter da Agência Brasil

Quatro artistas visuais da América do Sul, com trajetórias distintas, se encontraram no Rio de Janeiro, onde compartilharam vivências, estudos e trabalhos. O resultado desse encontro é a exposição 4 Cantos, em cartaz até 4 de novembro na Galeria Antonio Berni, do Consulado Geral da Argentina no Rio.

A mostra reúne cerca de 20 pinturas recentes da brasileira Maia Bueloni, da argentina Adriana Cangalaya, da peruana Camila Valdeavellano e da uruguaia Stella Margarita. As técnicas são diversas, assim como os formatos das telas.

O título da exposição se refere tanto aos quatro cantos de onde vieram as artistas, quanto às tradições culturais próprias de cada país que elas representam. E, ainda, segundo a curadoria, apontam para uma relação metafórica com o ato de cantar, mas com uma voz única, própria.

Momentos ímpares, paisagens e elementos urbanos são retratados pelas quatro artistas, cada uma com seu olhar próprio sobre aspectos do cotidiano de um tempo presente ou de uma época passada. "A exposição não procura apresentar afinidades estilísticas ou temáticas e sim, mostrar pontos de vista diferentes e singulares através do que as artistas têm em comum: a pintura", explica o curador Luiz Ernesto.

Na próxima terça-feira (25), as artistas e Luiz Ernesto participam de uma conversa aberta ao público, às 18h30, na própria galeria, que fica na Praia de Botafogo, 228 - sobreloja, na zona sul do Rio. A exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, com entrada franca.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos