Prefeito de Medellín lamenta mortes e mobiliza equipes para ajudar no resgate

Marli Moreira - Repórter da Agência Brasil

Por meio de nota, o prefeito da cidade colombiana de Medellín, Federico Gutiérrez Zuluaga lamentou o acidente ocorrido na madrugada de hoje (29) com o avião da empresa boliviana Lamia, que fez um pouso forçado com 81 pessoas a bordo, quando já estava próximo de iniciar a aterrissagem no aeroporto dessa cidade colombiana.

Informações iniciais dão conta de pelo menos 75 mortes, entre elas a de jogadores e equipe técnica da Chapecoense e jornalistas. Eles se dirigiam a Medellín para disputar a primeira final da Copa Sul-Americana, contra o Atlético de Medellín.

"É uma verdadeira tragédia o que ocorreu esta noite. Lamentamos esta grande perda de vidas humanas e expressamos toda nossa solidariedade aos amigos e torcidas da equipe Chapecoense. Estamos pondo à disposição toda a colaboração necessária, técnica e humana, para atender este acidente, expressou o prefeito.

No comunicado, ele informou que a aeronave procedente da Bolívia, da empresa Lamia, com matrícula LMI 2933 RJ 80, sofreu o acidente na serra de El Gordo, nas imediações do município de La Unión, Antióquia. No voo estavam 72 passageiros e 9 tripulantes sendo que a maioria das vítimas é formada por integrantes da equipe Chapecoense.

O prefeito colombiano explicou na nota que assim que chegou a notícia do acidente, foram acionados os protocolos de atenção e emergência com o envio de socorro ao local. Unidades do Corpo de Bombeiros e ambulâncias a serviço da rede hospitalar de Medellín foram acionadas para apoiar os trabalhos de busca e resgate das vítimas. As equipes continuam no trabalho de resgate.

Nota da Conmebol

A Confederação Sul-americana de Futebol também lamentou a tragédia e informou que todas as atividades da entidade foram suspensas. O presidente da Conmebol, Alejandro Dominguez, se dirigiu para Medellín.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos