ANP vai definir blocos em bacias terrestres para licitação
O Decreto 9.641/2018, publicado hoje (28) no Diário Oficial da União, autoriza a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) a definir blocos em bacias terrestres para serem objeto de licitação, sob regime de concessão, na oferta permanente, que consiste na oferta contínua de blocos.
A informação foi dada hoje (28), no Rio de Janeiro, pela ANP. A matéria foi aprovada pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) em reunião do dia 11 de setembro deste ano.
Autarquia federal vinculada ao Ministério de Minas e Energia, a ANP esclareceu que até agora, a Resolução 17/2017 do CNPE autorizava apenas a inclusão de áreas devolvidas ou já licitadas na oferta permanente. Com o novo decreto, todas as áreas terrestres, inclusive novos blocos, serão oferecidas ao mercado por meio da oferta permanente, não havendo mais leilão convencional de concessão para áreas em terra.
A ANP explicou que o objetivo é atrair investimentos para as bacias maduras, além de desenvolver a indústria terrestre, em especial as pequenas e médias empresas, e estimular as atividades exploratórias nas bacias terrestres de nova fronteira, aumentando, em consequência, o conhecimento geológico sobre essas bacias e descentralizando investimentos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.