Topo

Esse conteúdo é antigo

Águas do Rio São Francisco chegam ao Ceará amanhã

23.ago.2017 - Ilhas no rio São Francisco, na região do Baixo São Francisco - Beto Macário/UOL
23.ago.2017 - Ilhas no rio São Francisco, na região do Baixo São Francisco Imagem: Beto Macário/UOL

25/06/2020 09h34

As águas do Rio São Francisco chegam amanhã ao Ceará, com o acionamento da comporta do Eixo Norte do Projeto de Integração do São Francisco. A cerimônia deverá ter a presença do presidente República, Jair Bolsonaro (sem partido).

Com a abertura da comporta, as águas que já abastecem o Reservatório Milagres, em Pernambuco, passarão pelo Túnel Milagres, na divisa dos dois estados, chegarão ao Reservatório Jati e seguirão, por fim, até a Paraíba e o Rio Grande do Norte.

"Esse é um marco para o Ceará, para o Rio Grande do Norte e para todo o Nordeste. Além de garantir água a milhões de pessoas, o Eixo Norte impulsionará o desenvolvimento econômico na região que sempre enfrentou muita escassez hídrica", disse o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, que também participa do evento.

O Projeto de Integração do Rio São Francisco soma 477 quilômetros de extensão é o maior empreendimento hídrico do país. Quando todas as estruturas e sistemas complementares nos estados estiverem em operação, cerca de 12 milhões de pessoas em 390 municípios de Pernambuco, da Paraíba, do Ceará e Rio Grande do Norte serão beneficiadas.

*Com informações do Ministério do Desenvolvimento Regional