Para alertar favelas de Maceió sobre covid-19, AL 'ressuscita' motos de som
Para tentar convencer moradores a ficar em casa em Maceió, o governo de Alagoas "ressuscitou" um serviço usado tradicionalmente em áreas rurais e interiores mais distantes do Nordeste: as motos de som. Elas percorrem favelas e locais onde carros não chegam.
Essas motos começaram a circular nos últimos dias e estão por quase todos os bairros de Maceió, veiculando gravações de alerta sobre o novo coronavírus. Com apoio de policiais militares (PMs), levam informações a grotas (também conhecidas como baixadas) sobre a importância do isolamento social e dos cuidados básicos para evitar a doença covid-19.
A medida é um complemento a outras, como o uso de carros de som, para chamar a atenção da população sobre a importância do distanciamento social. Segundo o secretário de comunicação de Alagoas, Ênio Lins, faz parte de um esforço para se comunicar com a parte mais pobre da população
"Estamos privilegiando [com essa medida] principalmente aquela camada do povo que é mais desassistida, que mora nos lugares com acesso mais desfavoráveis, onde não chegam carros", explica.
Medida estava em desuso
Lins diz que, por conta da pandemia e diante da necessidade de fazer apelos à sociedade, sentiu que seria preciso apelar a meios de comunicação que já estavam fora de moda nas grandes cidades.
"Nós buscamos algumas formas de comunicação antigas, que já estavam em desuso, como os carros de som. Mas em função das dificuldades de acessar ruas mais estreitas, mais íngremes, nós começamos a usar as motos de som."
O recurso está trazendo bons resultados e tem ajudado a elevar os índices de isolamento social, relata o secretário. "Está tendo muito sucesso. Já temos mais motos de som contratadas do que carros de som", diz.
Policiais acompanham das ações
Como em muitas dessas áreas periféricas existe a ação de traficantes, a PM acompanha as ações para dar apoio.
A SSP (Secretaria de Segurança Pública de Alagoas) informou ao UOL que a PM participa das ações de conscientização feitas em carros e motos de som. Além da segurança, aproveita e faz a fiscalização do cumprimento do decreto de isolamento social publicado pelo governo que determina o fechamento de diversos tipos de comércio e serviços no estado.
Alagoas tem registrado aumento exponencial no número de casos da covid-19 desde a segunda quinzena de abril. Até a última sexta-feira, foram 2.972 casos e 177 mortes confirmadas.
No sábado, entrou em operação o novo Hospital Metropolitano, o maior do estado, localizado em Maceió, e que vai usar todos os 160 leitos para tratamento da covid-19.
Nos últimos dias, hospitais privados precisaram suspender o atendimento por conta da lotação de seus leitos. O cenário de ocupação máxima também atinge as UPAs (unidades de pronto-atendimento) da capital.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.