Topo

Esse conteúdo é antigo

Papa cita Shakespeare em apelo contra a destruição ambiental

31/03/2021 07h28

O papa Francisco adaptou uma citação famosa do "Hamlet", de Shakespeare, em um apelo para que as pessoas não continuem cegas à destruição do meio ambiente e à migração em massa que ela pode causar, escrevendo: "Ver ou não ver, eis a questão."

Francisco ainda pediu às pessoas que trabalhem juntas para proteger "a criação, nossa casa comum" e não se "recolham" no individualismo. O apelo foi feito no prefácio de um documento do Escritório de Desenvolvimento do Vaticano para o Cuidado Pastoral de Pessoas Deslocadas por Eventos Climáticos.

"Sugiro que adaptemos o famoso 'ser ou não ser', de Hamlet, e afirmemos: 'ver ou não ver, eis a questão!' Isso começa com a visão de cada um, sim, a minha e as suas", escreveu Francisco.

"Não sairemos de crises como a do clima e da covid-19 nos recolhendo no individualismo, mas somente 'estando muitos juntos', pelo encontro, o diálogo e a cooperação", acrescentou no prefácio do estudo de 30 páginas divulgado nessa terça-feira (30).

Conservadores da Igreja Católica, muitos alinhados a forças políticas, são céticos sobre a mudança climática e contestam a opinião científica majoritária de que o aquecimento global é causado principalmente pelo homem.

"Quando pessoas são expulsas porque seu meio ambiente local se torna inabitável, pode parecer um processo da natureza, algo inevitável. Mas muitas vezes o clima em deterioração é resultado de escolhas ruins e atividade destrutiva, do egoísmo e da negligência, que colocam a humanidade em choque com a criação, nossa casa comum."

*Com informações de Philip Pullella - Repórter da Reuters