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Tomie Ohtake terá seu desejo realizado: uma obra na avenida Paulista

Um dos últimos desejos da artista plástica Tomie Ohtake será, enfim, realizado - Vera Fujisaki/Instituto Tomie Ohtake
Um dos últimos desejos da artista plástica Tomie Ohtake será, enfim, realizado Imagem: Vera Fujisaki/Instituto Tomie Ohtake

Em São Paulo

27/08/2015 10h25

Um dos últimos desejos da artista plástica Tomie Ohtake será, enfim, realizado: a instalação de uma escultura sua em um espaço público na avenida Paulista, na região central de São Paulo.

A obra, cujo esboço Tomie deixou pronto antes de morrer - em fevereiro deste ano, aos 101 anos -, ficará na altura do número 1.111 da via, entre as alamedas Pamplona e Campinas, conforme publicado na terça-feira no "Diário Oficial" do Município. A ideia inicial era colocá-la na praça do Ciclista, mas o pedido, como revelou o jornal "O Estado de S.Paulo" em 11 de julho, foi indeferido pela prefeitura por razões técnicas.

A instalação deve ocorrer no início de dezembro, segundo o Citibank, patrocinador da escultura. Como costumava fazer, Tomie esculpiu a obra em uma escala reduzida, com cerca de 20 centímetros de altura. Até o fim do ano, ela será moldada por uma metalúrgica de acordo com especificações e medidas deixadas pela artista - e vai alcançar 8 metros de altura.

A Associação Paulista Viva, envolvida com o projeto desde 2013 e encarregada da viabilização do desejo da artista, comemorou a aprovação pela prefeitura. "Esse novo local foi escolhido pela prefeitura porque viram que não traria problemas à região. Será um presente para a cidade", afirmou o vice-presidente da entidade, Antonio Carlos Franchini Ribeiro.

Em reunião no dia 5 de agosto, a Comissão de Gestão de Obras e Monumentos Artísticos em Espaços Públicos, do Departamento de Patrimônio Histórico, órgão da Secretaria Municipal da Cultura, decidiu que a escultura poderia ser instalada "em cima da jardineira" no número 1.111 da avenida, "local que permite o uso dos espaços de circulação para fruição da obra sem obstruir a passagem de pedestres e outros elementos de sinalização urbana".

A comissão também considera que a obra "compõe um positivo contraste com o seu entorno, tanto do ponto de vista cromático como formal". A escultura, seguindo o padrão da produção de Tomie, apresenta uma cor marcante - neste caso, o vermelho.

No indeferimento, em 19 de junho, a mesma comissão havia desaprovado a instalação na praça do Ciclista por, entre outros argumentos, "haver incompatibilidade entre a implementação da escultura e o traçado da ciclovia proposta para o local". A justificativa afirmava ainda que "a escultura era desproporcional à dimensão do traçado urbano existente, prejudicando a leitura do eixo visual" da Paulista.

Legado

Um dos motivos para o patrocínio do Citibank é a comemoração de cem anos da instituição no Brasil. "A doação dessa bela obra faz parte da celebração desta data. É um legado que queremos deixar para a cidade e para a avenida onde está a sede do banco no País", afirma Priscilla Cortezze, superintendente executiva de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade.

Coincidentemente ou não, a escultura será posicionada na frente da sede do banco. A remoção das plantas que se encontram no canteiro onde ela ficará será tratada entre a Associação Paulista Viva e a Subprefeitura da Sé. A instituição ainda terá de apresentar à Prefeitura uma proposta, por meio do Programa Adote uma Obra Artística, para a conservação e a manutenção da escultura.

Origem

A história começou em setembro de 2013, quando a artista, então com 99 anos de idade, viu ser inaugurada uma de suas obras, com 12 metros de altura, no Paço Municipal de Santo André, município no ABC paulista. Na ocasião, quando alguém lhe perguntou onde mais ela ainda queria ter uma escultura pública, Tomie respondeu prontamente: na avenida Paulista.

Ela deixou o croqui pronto e aos cuidados da Associação Paulista Viva antes de morrer.

Vale ressaltar que, entre as cerca de cinco dezenas de obras públicas da artista, já há uma instalada na Paulista, desde 2007. Trata-se de uma escultura em tubo de aço localizada na frente do Edifício Santa Catarina, projetado por seu filho Ruy Ohtake. Entretanto, apesar de às vistas do público e em espaço aberto, a escultura está em terreno privado. As informações são do jornal "O Estado de S. Paulo".