Zulmair Rocha/UOL

Chuvas

Tempo que consumidor ficou sem energia cresceu 76% em 2015, informa Eletropaulo

Em São Paulo

  • Chello Fotógrafo/Futura Press/Estadão Conteúdo

    Apagão foi registrado em parte do bairro da Vila Ema, na zona leste de São Paulo, em 2015

    Apagão foi registrado em parte do bairro da Vila Ema, na zona leste de São Paulo, em 2015

A AES Eletropaulo, concessionária de energia que atende a capital paulista e municípios da região metropolitana, informou que o índice que calcula a duração equivalente de interrupção por unidade consumidora (DEC) de 2015 foi de 23,43 horas, o que corresponde a um aumento de 76,8% em relação ao valor estimado de 2014, de 13,25, e perto de três vezes o valor de referência estipulado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) para 2015, de 8,06 horas.

Segundo a distribuidora, a forte variação é explicada pelo aumento da manutenção preventiva e obras de melhoria na rede e pela maior severidade dos eventos climáticos, especialmente no primeiro trimestre e nos meses de setembro e novembro, além de outros fatores.

A frequência equivalente de interrupção por unidade consumidora (FEC) também piorou, segundo a Eletropaulo, chegando a 6,41 vezes, o que corresponde a um aumento de 21,3% frente ao valor estimado de 2014, de 5,28, e acima do valor de referência da Aneel para 2015, de 5,95.

Também neste caso, a Eletropaulo afirma que a alta é resultado da maior intensidade de manutenção preventiva e obras de melhoria na rede elétrica. Segundo a empresa, estas ações já promoveram melhora nos indicadores preliminares para janeiro e fevereiro. O DEC acumulado em 12 meses, por exemplo, recuou 9% do consolidado de 2015 para janeiro, chegando a 21,35 horas, enquanto o FEC passou de 6,41 vezes para 6,29, queda de 2%.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos