Polícia prende seis por suspeita de fraude em Bilhete Único em São Paulo

Em São Paulo

  • Daniel Teixeira/Estadão Conteúdo

    Cabine de recarga do Bilhete Único na Estação República, no centro

    Cabine de recarga do Bilhete Único na Estação República, no centro

A Polícia Civil deteve seis pessoas suspeitas de cometerem fraudes com Bilhetes Únicos na capital nesta quinta-feira (12). O grupo foi ouvido na Delegacia do Metrô, mas depois foi liberado. Um inquérito foi instaurado para investigar o caso, e os bilhetes apreendidos foram encaminhados para a perícia.

A prisão aconteceu no mesmo dia em que a SPTrans (São Paulo Transporte) anunciou um balanço de 90 mil cartões de Bilhete Único cancelados desde abril de 2016 por causa de fraudes. Só neste ano, houve 9.900 bloqueios nos 11 primeiros dias.

Por causa da ação, centenas de usuários do transporte público na capital que tiveram o bilhete desativado lotaram o posto da SPTrans na rua 15 de Novembro, no centro da cidade, para resolver o problema.

Na quinta, o secretário municipal de Transportes, Sérgio Avelleda, afirmou à "Rádio Estadão" que reconhece o problema. "A SPTrans fez um bloqueio muito forte e ontem (quarta-feira) não teve capacidade de atendimento. Eu já publicamente pedi desculpas, esse não é nosso padrão de serviço, não é o nosso padrão de atendimento", disse.

Avelleda explicou que há vários pontos de venda clandestinos comercializando bilhetes frios. "Bilhetes que as pessoas recebem, creditam em um cartão, mas o dinheiro não chega à SPTrans."

De acordo com Avelleda, a fraude está causando um "desequilíbrio na conta do sistema dos transportes de ônibus". "Vamos atuar muito duramente para impedir a ação desses fraudadores que estão sangrando o orçamento da Prefeitura."

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos