USP procura voluntários para tratamento de diabete sem remédio
O tratamento consiste em controlar a diabete por meio de uma dieta personalizada rígida. "Nós vamos de encontro à indústria farmacêutica, que sempre entra com remédio. Nós não entramos com remédio", afirmou o pesquisador Rafael Ferraz, do Departamento de Endocrinologia da FMRP/USP.
Segundo Ferraz, que coordena o estudo ao lado da professora Maria Cristina Foss-Freitas, a pesquisa desenvolveu um protocolo alimentar capaz de reduzir a ingestão de calorias a um patamar que ativa o metabolismo energético sem causar desnutrição.
"A gente conseguiu achar uma fórmula matemática e transformá-la em alimento, em macronutrientes ideais para cada paciente e reverter a diabete", explicou o pesquisador USP de Ribeirão. "Dados preliminares de sete pacientes mostram que conseguimos controlar a diabete e a dislipidemia, além de reduzir os níveis de pressão a índices saudáveis."
Para avaliar a evolução clínica dos pacientes, os pesquisadores realizam diversos exames bioquímicos, clínicos e moleculares e observam em tempo real a melhora do organismo.
O tratamento dura 27 dias e é realizado no Hospital das Clínicas da FMRP/USP, em Ribeirão. Há 33 vagas disponíveis para voluntários. Os interessados devem entrar em contato com a Faculdade de Medicina pelo e-mail endocrinodiabetesfmrp@gmail.com.
Os pesquisadores pedem que os voluntários enviem os resultados de glicose, colesterol e triglicérides atualizados para confirmar se os pacientes se enquadram nos critérios de inclusão do protocolo de pesquisa.
Serviço
Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto
Endereço: Avenida Bandeirantes, 3900, Vila Monte Alegre, Ribeirão Preto-SP
E-mail: endocrinodiabetesfmrp@gmail.com
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.