Topo

Polícia investiga estupro coletivo de menina de 12 anos no Rio

Roberta Pennafort

No Rio

06/05/2017 12h44

A Delegacia da Criança e Adolescente Vítima (Dcav) do Rio investiga um caso de estupro coletivo de uma menina de 12 anos, na Baixada Fluminense. O crime foi filmado pelos estupradores e o vídeo está sendo compartilhado pelo aplicativo WhatsApp e pelo Facebook. O crime teria acontecido no último domingo.

A família da menina só soube do crime ao ver o vídeo gravado pelos estupradores e compartilhado em redes sociais. Neste sábado (6) a Dcav está procurando a casa onde ela foi abusada e os autores do estupro.

O vídeo tem cerca de um minuto e mostra a criança cercada por quatro homens nus, enquanto um outro os filma.

Ela grita enquanto é estuprada e tenta esconder seu rosto com uma almofada. Um dos estupradores diz: "Cala a boca, se alguém ouvir sua voz vai saber que é tu." Outro fala: "Tapa o rosto da novinha."

O estupro teria sido no último domingo, depois de uma festa numa comunidade pobre da Baixada Fluminense (o nome do município não está sendo divulgado, para a preservação da vítima). Ela teria sido enganada pelos estupradores, de modo que ficasse mais no local e fosse violentada. Eles teriam ligações com o tráfico de drogas local.

A menina deve prestar depoimento segunda-feira (8), e encaminhada para exame íntimo. A denúncia à Dcav foi feita na sexta-feira (5) por uma tia, que contou que a sobrinha está muito abalada com a violência sofrida, e que, inclusive, pensava em fugir de casa. Ela não contou à família que havia sofrido o estupro por vergonha e medo de represálias dos criminosos.

A delegada Juliana Emerique de Amorim disse que não há dúvida de que houve estupro e que os responsáveis irão responder não só por este crime (pena de até 15 anos), mas também por terem filmado e divulgado as imagens (pena de até oito anos).

Quem armazenou (em celulares ou computadores) e compartilhou as cenas também será implicado. Provedores e sites estão sendo oficiados para retirar o conteúdo do ar.

"É um crime abominável, muito grave, que demanda uma ação imediata. Equipes da Dcav estão na rua para tentar identificar principalmente o local e os personagens envolvidos. Não só aqueles que praticaram o ato, mas todos aqueles que estejam difundindo essas imagens pela internet. Não vou parar as investigações durante o fim de semana", ela declarou, na sexta, horas após a denúncia.

"A gente não quer que a adolescente trave e não fale mais do que aconteceu. Isso não pode ficar impune. É uma falta não só com a ela e com a família, mas com a sociedade, que já viu o mesmo crime acontecer há um ano atrás", pontuou a delegada.

Em maio de 2016, a Dcav investigou o estupro coletivo de uma menina de 16 anos na zona oeste do Rio, que resultou na condenação de três homens. Dois estão presos e um está foragido até hoje.