Combate à violência é multicausal e não tem receita única
Trecho de entrevista com o diretor-presidente do Fórum de Segurança, Renato Sérgio de Lima:
A constatação da relação entre piores indicadores sociais e criminalidade serve para quê?
O dado confirma que a violência é um fenômeno multicausal e não há uma receita única para ser utilizada nesse combate. Sabemos que não depende apenas da polícia, apesar da sua grande importância nesta questão. Hoje, a política pública mais disseminada é a prisão e, ao valorizar essa saída, o País, que tanto quer fugir dessa criminalidade, acaba cada vez mais se tornando refém dela. Precisamos pensar em estratégias de prevenção primária, com escolas e oportunidade de emprego, mas também a terciária, para os egressos do sistema prisional.
O estudo mostra uma concentração dos homicídios em pouco mais de cem municípios. Isso torna mais fácil a implementação de políticas para a área?
Isso reforça que ações universais podem não resolver o problema, com impacto reduzido e alto gasto de dinheiro público. Em vez disso, a opção pode ser por ações focalizadas em bairros desses municípios mais violentos, planejando uma política específica, com maior efeito.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.