Topo

Diretora de escola é afastada por suspeita de agressão a alunos, pais e professores

Reprodução
Imagem: Reprodução

Julia Affonso e Pepita Ortega

23/07/2019 15h57

A diretora de uma escola municipal em Balsa Nova, região metropolitana de Curitiba, está afastada cautelarmente do cargo a pedido do Ministério Público do Paraná. A Promotoria investiga "negligência por parte da profissional de educação, bem como casos de agressão física e verbal contra alunos e pais, além de assédio moral a professores".

O afastamento da diretora acontece após relatos diversos de pessoas da comunidade escolar, representantes do Conselho Tutelar e denúncias do Disque 100.

Além de casos de violência psicológica --gritos e ameaças verbais supostamente feitos pela diretora contra alunos, pais e professores--, foram registradas quatro situações de violência direta contra estudantes, que estão sendo investigadas pela Promotoria.

Os casos citados são o de uma aluna que ficou presa no portão da escola, fechado de forma indevida; um aluno que recebeu um puxão de orelha; uma menina que passou mal com vômitos após ter ser agredida verbalmente pela diretora e um grupo de alunos mantido de "castigo" de forma abusiva.

Multa

No pedido cautelar acolhido pela Justiça, o Ministério Público do Paraná relata ser imprescindível que a diretora seja proibida de ingressar nas dependências da escola ou permanecer nas suas imediações até o fim da instrução processual.

Segundo a Promotoria, "grande parte dos professores relatou as denúncias envolvendo a diretora, não sendo adequado o contato da requerida com os demais funcionários, alunos e pais de alunos, a fim que seja evitado demais situações de assédio ou mesmo retaliação".

A liminar foi concedida na quinta-feira (18) pelo Juízo da Vara da Infância e Juventude de Campo Largo, com indicação de que seja intimada a Secretaria Municipal de Educação de Balsa Nova.

Foi imposta multa diária de R$ 1.000 em caso de descumprimento.

O processo tramita sob sigilo e está em fase cautelar, com investigações em curso. A Promotoria informou que está aberta para receber eventuais denúncias ou informações sobre o caso pelo telefone 41-3292-3302.