Jaguatirica tem alta de cirurgia após atropelamento e será solta em Rio Preto
O felino, que já está em espaço aberto à visitação, no zoo, passará por avaliação para possível retirada de uma placa inserida durante a cirurgia e será devolvido à natureza.
A jaguatirica, uma fêmea com dois anos de idade, foi atropelada no dia 9 de maio último, na cidade de Santa Albertina e, após ser resgatada pela Polícia Ambiental de Fernandópolis, foi encaminhada para o zoo de Rio Preto. Após ser estabilizado e examinado pela equipe de biólogos e veterinários, o animal foi encaminhado ao Hospital Veterinário, onde foi submetido a uma cirurgia ortopédica no dia 12. A equipe deu alta, nesta quinta-feira, 25, após avaliar que o felino teve excelente recuperação.
A jaguatirica é listada pelos órgãos conservacionistas como "pouco preocupante" em relação ao risco de extinção, mas, no Estado de São Paulo, é um animal ameaçado principalmente pela redução de seu habitat - áreas com matas densas - e pelos atropelamentos. No dia 12 de junho, um felino da espécie foi encontrado morto na rodovia Prefeito Casemiro Teixeira (SP-222), em Iguape. Em 4 de fevereiro, uma jaguatirica foi atropelada e morta na rodovia Comendador Américo Emílio Romi (SP-306), em Capivari.
Onça à solta
Em São José dos Campos, as aparições de uma onça-parda, também conhecida como puma e suçuarana, assustam os funcionários de uma indústria. Por duas vezes, a última nesta quinta-feira, as câmeras de vigilância captaram o animal circulando em terreno dos fundos da Johnson & Johnson, no Jardim das Indústrias. A empresa emitiu comunicado para que os funcionários evitem circular sozinhos ou em áreas afastadas dos prédios da unidade. Um condomínio residencial vizinho também restringiu o uso da quadra esportiva durante a noite.
Em nota, a Johnson & Johnson informou que, após identificar um felino silvestre pelas câmeras, notificou a Polícia Ambiental que lidera o processo de captura do animal para que seja encaminhado à entidade de conservação de fauna. "A companhia reforça que preza pelo bem-estar e segurança de todos, bem como do animal, e informa que todas as medidas cabíveis estão sendo tomadas", afirmou
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.