Maia recebe anteprojeto de Lei de Proteção de Dados de ministro do STJ
O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Nefi Cordeiro entregou hoje ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), o anteprojeto de lei para proteção de dados em investigações criminais e na área de segurança pública. Nefi é coordenador do grupo de trabalho formado por juristas sobre o tema.
O grupo sugere que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) seja a autoridade responsável pelo controle de dados de investigações criminais. O motivo da escolha pelo CNJ por ser a "autoridade responsável em razão da sua autonomia e da pluralidade de sua composição".
"Não é o melhor caminho que o governo seja dono dos dados da sociedade. Os dados são poder e este poder não pode ser de um governo que esteja administrando o Brasil em um determinado momento", disse Maia após receber o projeto. "Vinculado ao governo, dá problemas na troca de informações com outros países. Não é bom que ninguém tenha um poder tão grande como o poder dos dados, que hoje são o principal instrumento de poder em uma democracia moderna."
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.