TJ-SP agracia Toffoli: 'Corajoso', 'lumiar', 'agregador', 'conciliador', 'salvador'

Atribuindo "sabedoria, competência, eficiência, brilhantismo" ao ministro Dias Toffoli, do STF (Supremo Tribunal Federal), o Tribunal de Justiça de São Paulo o agraciou com o Colar do Mérito Judiciário, a "mais notória condecoração" da Corte paulista. Em solenidade realizada na segunda-feira (14), mas divulgada pelo tribunal apenas nesta terça (15), o desembargador Carlos Vieira Von Adamek, amigo do homenageado, deu ênfase ao que chamou de "característica mais marcante" de Toffoli: a coragem."

Segundo o desembargador, Toffoli não se "esquiva de se manifestar e expor seu entendimento mesmo nos assuntos mais complexos e polêmicos".

O presidente da Corte, Fernando Antonio Torres Garcia, despejou mais afagos sobre Toffoli, a quem qualificou de "lumiar no cenário jurídico nacional". "É mais do que merecedor deste Colar, que também se deve ao reconhecimento durante o biênio em que presidiu o STF e o CNJ (Conselho Nacional de Justiça), demonstrando, com sua conduta e atitude, não só amar a magistratura, mas também seus magistrados. Valorizou o Poder Judiciário e a carreira", afirmou Torres Garcia.

Os ministros Cristiano Zanin e Alexandre de Moraes e o ex-presidente Michel Temer reforçaram a agenda de glorificação de Toffoli, que se fez acompanhar da mulher, a advogada Roberta Maria Rangel.

Na terça, um dia depois de ganhar o Colar, entre loas, louvações e aplausos, o ministro usou a sessão da Segunda Turma do STF para defender suas próprias decisões em favor de réus da Operação Lava Jato - anulação em série de provas e condenações, abrindo caminho para pedidos de revisão de acordos de delatores. O ministro alegou "erro na origem" e afirmou: "A lei existe para todos e o Estado não pode sobrepor à lei".

13 comentários

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.


Mauro Daher

Materia vergonhosa 

Denunciar

Ederson Luiz Cremonesi

Sério?

Denunciar

Cesar Augusto Miott

KKKKKKKKK, do mesmo repertório, VAI AI PAULISTANO, Extrema Esquerda Oligarga, com a chefona Paranaense, "PT assina resolução do Foro de São Paulo, que reconhece vitória de Maduro na Venezuela" Para dirigente brasileira do grupo, posição do governo brasileiro sobre país vizinho é "confusa" CNN 16/10/2024 às 09:21, BOLETA = PSOLETA = MADURO = ADVOGADO DO PT = STF

Denunciar