Topo

Líderes mundiais felicitam Hugo Chávez por eleições na Venezuela

Em Caracas

08/10/2012 17h56

 Líderes e representantes de governo de diversos países felicitaram nesta segunda-feira (8) o presidente venezuelano, Hugo Chávez, pelas eleições de domingo, nas quais venceu por 54,4% dos votos.

No Brasil, o Ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota, declarou que "o pleito, em seu conjunto, foi democrático", além de felicitar o governo e o povo venezuelano. "Tivemos representantes do conselho eleitoral da [União das Nações Sul-Americanas] Unasul e outros representantes estrangeiros em Caracas, que atestaram a transparência, a liberdade e a tranquilidade do voto".


Logo após a divulgação do resultado, a presidente da Argentina, Cristina Kirchner, disse ao mandatário venezuelano que "seu triunfo é de toda a região". "Sua vitória também é nossa. Da América do Sul e do Caribe. Força Hugo! Força Venezuela! Força Mercosul e Unasul!", escreveu Cristina em sua página no Twitter.

Outros países da América Latina, como a Colômbia, Bolívia, o México e Uruguai, também felicitaram o presidente venezuelano e ressaltaram a importância de sua reeleição para o país e a região.

O presidente de Cuba, Raúl Castro, parabenizou Chávez pelo "triunfo histórico" e destacou, em uma mensagem publicada na imprensa oficial, que sua vitória "demonstra a fortaleza da revolução bolivariana e seu inquestionável respaldo popular".

O ex-presidente de Honduras Manuel Zelaya, destituído do cargo após um golpe de Estado em 2009, felicitou Chávez em nome de sua esposa, Xiomara Castro, candidata à presidência no país, e convocou as "elites neoliberais do continente a retificarem seus passos a caminho da violência e optarem pelo caminho do socialismo democrático".

No Irã, o chanceler Ali Akbar Salehi disse esperar que a reeleição ajude Chávez a alcançar novos êxitos e que sua vitória possui uma relevância continental. Em mensagem semelhante, o porta-voz do Ministério chinês das Relações Exteriores, Hong Lei, desejou à Venezuela "novos e contínuos resultados na construção da nação sob a liderança do presidente Chávez".

Os Estados Unidos também felicitaram o presidente da Venezuela, "apesar das diferenças e posições divergentes", disse o porta-voz da Casa Branca, Jay Carney.