Vargas Llosa comemora seus 80 anos na Espanha

MADRI, 28 MAR (ANSA) - O escritor peruano Mario Vargas Llosa, ganhador do Prêmio Nobel de Literatura em 2010, completa hoje 80 anos e comemora a data com um seminário internacional na capital espanhola, Madri. Vargas Llosa costuma viajar para sua cidade natal, Arequipa, para comemorar a data, mas hoje permanece na Espanha para as comemorações.   


Durante o evento, serão discutidos dois aspectos fundamentais da personalidade de Vargas Llosa, a literatura e a política.   


Derrotado em 1990 por Alberto Fujimori, Vargas Llosa chegou a concorrer à Presidência do Peru e é conhecido por opinar sobre a política mundial.   


As comemorações têm início hoje com uma "festa privada" para 400 pessoas em um hotel luxuoso e seguem até quarta-feira, com dois dias de seminários. O seminário, organizado pela Cátedra Vargas Llosa e a Fundación Internacional para la Libertad, contará com a presença ex-líderes como os colombianos Andres Pastrana e Álvaro Uribe, os espanhóis, Felipe González e José María Aznar, além do atual premier, Mariano Rajoy, o chileno Sebastián Piñera e o uruguaio Luis Alberto Lacalle. Nascido no Peru em 1936, Vargas Llosa passou os primeiros anos de sua infância em Cochabamba, na Bolívia, onde seu avô atuava como cônsul. Ao retornar ao país natal, aos dez anos, descobriu que seu pai não estava morto, como dizia sua mãe e, segundo ele próprio, começou ter as primeiras noções das dificuldades da vida. Seu pai não queria que ele fosse escritor e chegou a bater nele, tentando desencorajá-lo.   


Ele atuou como jornalista antes de ganhar uma bolsa e ir morar na Europa no começo de seus 20 anos.   


O autor de "Pantaleão e as Visitadoras" e "A Festa do Bode", entre outros, ganhou fama mundial no começo dos anos 1960.   


(ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos