Topo

Em ofensiva contra EI, tropas do Iraque entram em Fallujah

30/05/2016 12h46

LONDRES E BEIRUTE, 30 MAI (ANSA) - As forças iraquianas entraram na manhã desta segunda-feira, dia 30, em Fallujah, após dias de cerco, com o objetivo de reconquistar a cidade, reduto dos jihadistas do Estado Islâmico (EI, ex-Isis) nas proximidades da capital do Iraque, Bagdá.   

Segundo representantes do Exército iraquiano, as tropas, que atuam em três frentes, sofreram forte resistência dos militantes do grupo terrorista.   

O comandante da operação, Abdelwahab al-Saadi, disse que a coalizão internacional e aviões de guerra iraquianos estão fornecendo apoio aéreo.   

Apenas poucas famílias de civis conseguiram deixar a cidade antes do início da ofensiva iraquiana. Autoridades estimam que cerca de 50 mil pessoas estejam presas em Fallujah e temem que sejam usadas como escudo humano pelos jihadistas do EI.   

Segundo o porta-voz dos EUA, o coronel Steve Warren, os jihadistas "mantêm a população prisioneira para se esconder entre os civis".   

Fallujah foi a primeira cidade iraquiana a cair nas mãos do EI, ainda em janeiro de 2014, meses antes de declararem o Califado na região entre Iraque e Síria.   

Se o controle da cidade for retomado, isso irá representar um grande golpe para o grupo. Nos ataques dos últimos dias morreram 70 jihadistas, entre eles o líder do EI em Fallujah, Maher al Bilawi. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.