Topo

Papa parabeniza Colômbia e Farc por cessar-fogo

24/06/2016 11h11

AVIÃO PAPAL, 24 JUN (ANSA) - O papa Francisco disse estar "muito feliz" pela notícia do cessar-fogo bilateral entre o governo de Bogotá e o grupo guerrilheiro Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), assinado na última quinta-feira, dia 23.   

Em declaração realizada no avião papal, enquanto seguia viagem para a Armênia, Francisco disse a jornalistas estar feliz "com esta notícia que recebi ontem, depois de mais de 50 anos de guerra, de guerrilha, e de tanto sangue derramado".   

"Espero que os países que estão trabalhando pela paz protejam este resultado de um jeito que nunca possa ser desfeito, que não exista um regresso à guerra", acrescentou.   

O líder católico teve um papel significativo no acordo de paz, que deve ser assinado até 20 de julho após anos de negociações. No ano passado, o presidente colombiano, Juan Manuel Santos, viajou ao Vaticano e confirmou que conversara com o Papa sobre os diálogos. Na época, o líder também expressou seu desejo de Francisco entrar nas conversas para dar um "respaldo" ao acordo.   

(ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.