Com visita de Mattarella, Itália e México fortalecem relação

CIDADE DO MÉXICO, 5 JUL (ANSA) - O presidente da Itália, Sergio Mattarella, encerrou nesta terça-feira, dia 5, uma viagem oficial pelo México, a primeira de um líder italiano ao país em cerca de 20 anos, ocasião em que assinou diversos acordos, aprofundando as relações bilaterais, em meio ao aumento do comércio entre os países nos últimos anos.   

Durante a visita, Mattarella se encontrou com seu homólogo mexicano, Enrique Peña Nieto, quando assinaram diversos acordos em áreas como comércio, turismo e cultura, com destaque para o aprofundamento e ampliação da associação estratégica estabelecida entre as nações em 2012.   

Para a chanceler mexicana, Claudia Ruiz Massieu, as relações entre Roma e Cidade do México atravessam "um ciclo positivo". Em artigo publicado no jornal local "Excélsior", a diplomata afirmou que a Itália "reconheceu o México como um sócio político confiável que passa por um processo de transformação".   

Ainda segundo ela, a visita do presidente italiano é "uma ocasião muito especial" e o resultado "da estratégia de relançamento dos vínculos entre os dois países".   

Comércio - O premier Matteo Renzi esteve em terras mexicanas no final de abril, evidenciando a iniciativa da aproximação bilateral.   

A Itália é terceiro maior parceiro comercial do México dentro da União Europeia (UE) e do 11º a nível mundial. Terrorismo - Mattarella voltou hoje para sua terra natal para participar da cerimônia que homenageia os nove italianos mortos no ataque jihadista em Daca, Bangladesh, na semana passada. Por causa do atentado, Mattarella encurtou sua visita pela América Latina, que incluía ainda etapas no Uruguai e na Argentina. Durante a viagem, ele condenou, em pronunciamento, os recentes ataques terroristas registrados em diversas partes do mundo.   

(ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos