Papa Francisco elogia acordo de paz com as Farc na Colômbia

CIDADE DO VATICANO, 31 AGO (ANSA) - O papa Francisco celebrou nesta quarta-feira, dia 31, o histórico acordo de paz entre o governo de Bogotá e os guerrilheiros das Farc, que coloca fim a mais de 50 anos de conflitos armados na Colômbia, alcançado na semana passada.   

O Papa reafirmou, em nota divulgada pelo Vaticano, "seu apoio no objetivo de alcançar a reconciliação de todo o povo colombiano, à luz dos direitos humanos e dos valores cristãos, que estão no centro da cultura latino-americana".   

Francisco ainda disse rezar para que sejam iluminados "o coração e a mente daqueles que foram chamados para construir o bem comum da nação colombiana".   

O líder católico, que deve visitar o país em 2017, teve um "papel significativo" no acordo de paz. No ano passado, o presidente Juan Manuel Santos viajou ao Vaticano e confirmou ter conversado com o Papa sobre os diálogos. O mandatário também expressou na ocasião o seu desejo de que Francisco entrasse nas conversas para dar um "respaldo" ao acordo entre as partes.   

No último dia 25, as autoridades de Bogotá e os guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) concluíram as negociações de paz, após mais de três anos de negociações em Havana, Cuba. Um plebiscito para a aprovação do documento foi convocado ontem, dia 30, pelo Congresso para o dia 2 de outubro. Desde que as Farc foram criadas, no começo dos anos 1960, estima-se que o conflito com Bogotá tenha deixado mais de 220 mil mortos, quase 50 mil desaparecidos e 6,6 milhões de deslocados. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos