Topo

Morte do cineasta italiano Federico Fellini completa 23 anos

31/10/2016 18h40

SÃO PAULO, 31 OUT (ANSA) - A morte do icônico diretor de cinema italiano Federico Fellini completa 23 anos nesta segunda-feira (31).   


O cineasta, que também atuava como roteirista, é considerado um dos nomes mais importantes do século 20 para a sétima arte.   


Nascido e criado em Rimini, na costa leste da Itália, Fellini levou suas memórias para as telonas, como no filme vencedor do Oscar "8 ? ", que, segundo o próprio diretor, teve muitas cenas inspiradas em seus sonhos.   


Dono de um estilo que misturava cenas oníricas, fantasias e desejos pessoais, ele se tornou referência para os cinéfilos de plantão e para outros grandes diretores, como Woody Allen, Tim Burton, Pedro Almodóvar e Stanley Kubrick. Sua carreira foi marcada por quatro prêmios Oscar na categoria de melhor filme estrangeiro e um Oscar pelo conjunto de sua obra, além de outras premiações italianas por suas mais de 20 produções. Fellini faleceu no dia 31 de outubro de 1993, aos 73 anos, em Roma, vítima de um ataque cardíaco. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.