Nova área do Aeroporto de Fiumicino é inaugurada

FIUMICINO, 21 DEZ (ANSA) - Por Enrica Piovan. O Aeroporto de Fiumicino, em Roma, conta a partir desta quarta-feira, dia 21, com uma nova área de embarque internacional que permitirá que o aeroporto consiga receber 6 milhões de passageiros a mais a cada ano.   

A zona é a nova área E, cujas obras foram concluídas no tempo que era esperado e cuja inauguração foi presenciada pelo primeiro-ministro da Itália, Paolo Gentiloni, que ressaltou a importância simbólica da abertura da parte do aeroporto em um momento no qual o "mundo está sob ataque".   

"Estamos em um terminal que nos lembra, de certo ponto de vista da arquitetura, dos marcos [principais do país] e comida, as belezas da Itália", disse o premier. Para Gentiloni, o local ficou tão bonito que até o ator Tom Hanks ficaria feliz em ficar preso no aeroporto "desta qualidade", fazendo referência ao filme "O Terminal", no qual o norte-americano é um passageiro de um país fictício da Europa Oriental que passa por uma guerra e que por isso têm seu passaporte invalidado e é impedido pelo governo dos Estados Unidos de entrar ou de sair do país, tendo que ficar no aeroporto por tempo indeterminado. Durante a inauguração do espaço, Gentiloni também voltou a agradecer o seu antecessor no cargo, Matteo Renzi, pelo trabalho que foi empenhado por ele neste projeto. "Em 1960 [quando foi inaugurado], Fiumicino era um símbolo da Itália que se reerguia, hoje estamos colocando esta ambição em campo", afirmou o ministro dos Transportes do país, Graziano Delrio, ressaltando o objetivo de tornar a Itália sempre mais acolhedora para seus habitantes e turistas. A nova área, realizada com um investimento de 390 milhões de euros, conta com cerca de 90 mil metros quadrados e se divide em duas estruturas: um espaço dedicado aos voos, com 22 novos portões de embarque e um novo sistema de distribuição de bagagens, e uma grande galeria de lojas. A área E permitirá que Fiumicino, que no ano passado recebeu mais de 40 milhões de passageiros, acolha mais 6 milhões de pessoas em 12 meses. Além do espaço, também foi inaugurado nesta quarta a nova fachada do Terminal 3, inteiramente feita de vidro, inspirada no desenho original proposto pelo arquiteto Riccardo Morandi na década de 1960 e que custou 10 milhões de euros. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos