Em caminhada, astronautas perdem peça de estrutura da ISS

ROMA, 30 MAR (ANSA) - Os trabalhos para colocar quatro peças de cobertura no módulo Tranquility na Estação Espacial Internacional (ISS) tiveram um imprevisto nesta quinta-feira (30): uma delas acabou perdida durante a instalação.   

O incidente ocorreu durante a caminhada espacial dos astronautas Peggy Whitson e Shane Kimbrough, que durou cerca de seis horas.   

Mas, segundo a Nasa, o fato foi comunicado imediatamente por Whitson e a cobertura foi monitorada. Não há risco de colisão do pedaço de proteção na ISS. A peça que estava sendo instalada protege o módulo do impacto de pequenos meteoritos e uma outra cobertura "improvisada" está sendo feita pelos astronautas. A perda de itens é comum durante esse tipo de reparos, mas normalmente, o que é perdido tem um tamanho bem menor, como parafusos ou porcas.   

No entanto, apesar do problema técnico, o dia foi de comemoração para Whitson. Com a caminhada de hoje, ela se tornou a mulher que mais realizou esse tipo de ação na ISS, com oito "passeios" espaciais. O recorde anterior pertencia a Sunita Williams, que passou 321 dias no Espaço.   

De acordo com o cronograma da Nasa, será necessária mais uma caminhada espacial no dia 6 de abril para proteger completamente o módulo. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos