Há 13 anos no espaço, sonda Cassini divulga fotos de Saturno

ROMA, 27 ABR (ANSA) - A Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) divulgou nesta quinta-feira, dia 27, as primeiras imagens feitas pela sonda Cassini em seu "mergulho" à parte interna dos anéis de Saturno. As fotos, que começaram a serem enviadas pela sonda para a Terra entre a noite desta quarta-feira (26) e a madrugada desta quinta, mostram o planeta do ponto mais próximo que já se conseguiu chegar. As imagens, que ainda não ainda não foram tratadas pela Nasa, focam em nuvens e vórtices que aparecem na atmosfera de Saturno.   

Para que as fotos fossem feitas, a Cassini passou a apenas 300 quilômetros do anel mais interno do planeta e a cerca de 3 mil quilômetros das nuvens mais altas que o cobrem. Este foi somente o primeiro dos 22 "mergulhos" no espaço que separa os anéis mais internos do próprio planeta da sonda, que continuará a enviar as imagens conseguidas do local onde está pelos próximos cinco meses. A fase final da missão da Cassini acontecerá em setembro deste ano, com o início da sua descida na atmosfera do corpo celeste.   

Há 13 anos no espaço, a sonda tem limitações no combustível e não conseguirá continuar a missão por muito tempo. Por isso, quando ele acabar, a Cassini cairá na superfície do planeta. Além da Nasa, o projeto da sonda, que foi lançada em 1997 e que em 1º de julho de 2004 entrou na órbita de Saturno, ainda conta com a colaboração das Agências Espaciais Europeia (ESA) e Italiana (ASI). (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos