PUBLICIDADE
Topo

Internacional

EUA ordena que Rússia feche consulado em São Francisco

31/08/2017 16h07

NOVA YORK, 31 AGO (ANSA) - Os Estados Unidos ordenaram nesta quinta-feira (31) que Moscou feche seu consulado na cidade de São Francisco e redimensione suas estruturas diplomáticas em Washington e Nova York até o sábado (2), informou o governo norte-americano.   

A ação é mais uma resposta do governo de Donald Trump por conta da expulsão de 755 diplomatas de seu país do território russo, ato que foi ordenado pelo presidente Vladimir Putin em julho deste ano.   

Na última semana, a embaixada dos EUA na Rússia anunciou que suspendera a emissão de vistos turísticos naquele país até o dia 1º de setembro e que, a partir desta data, apenas o escritório de Moscou prestaria esse serviço.   

Em nota oficial, o Kremlin informou que o ministro das Relações Exteriores, Serghei Lavrov, conversou por telefone com o secretário de Estado norte-americano, Rex Tillerson, e que "Moscou estudará atentamente as novas medidas anunciadas hoje".   

"Depois disso, nós comunicaremos nossa reação", afirmou o chanceler. Além disso, Lavrov "expressou desapontamento com o aumento da tensão" entre EUA e Rússia.   

O clima de tensão diplomática começou ainda em dezembro do ano passado, durante o governo de Barack Obama. Após os serviços de Inteligência afirmarem que Moscou interferiu nas eleições presidenciais, Obama ordenou a expulsão de diplomatas do território norte-americano.   

Putin decidiu não reagir no momento, informando que queria melhorar as relações com os norte-americanos no mandato de Trump. No entanto, como o clima "hostil" continuou, o líder do Kremlin decidiu expulsar os mais de 750 diplomatas de seu país.   

(ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Internacional