Topo

Campanha por consulados da Itália em SC e ES avança

27/09/2017 20h46

SÃO PAULO, 27 SET (ANSA) - A campanha pela abertura de consulados da Itália em Florianópolis (SC) e Vitória (ES) avançou e entrará em uma fase crucial de negociações com os dois estados nas próximas semanas.   


A iniciativa é coordenada pela Câmara Italiana de Comércio e Indústria, cujo conselheiro, Diego Mezzogiorno, deve se reunir na semana que vem com o governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, para começar a definir que tipo de estrutura o estado pode oferecer à Itália.   


O mesmo processo já está sendo feito pelo Espírito Santo, e Mezzogiorno acredita que os novos consulados podem sair do papel até março ou abril de 2018. "Para bater o martelo, creio que haverá uma caravana a Roma", acrescentou.   


O projeto conta com o apoio das bancadas estaduais no Congresso Nacional e é um pleito antigo das comunidades italianas capixaba e catarinense, que hoje são atendidas, respectivamente, pelos consulados do Rio de Janeiro (RJ) e de Curitiba (PR).   


Mezzogiorno também esteve recentemente com o embaixador do país europeu no Brasil, Antonio Bernardini, e ouviu uma reação positiva. "Jantei com ele em Brasília, e o embaixador deu todo o apoio", contou.   


Em junho passado, em um comentário a uma matéria publicada pela ANSA, Bernardini já havia se manifestado a favor das novas representações diplomáticas. "Reforçar a presença consular italiana em Santa Catarina e no Espírito Santo é uma ideia que subscrevo plenamente", escreveu o diplomata na ocasião.   


Ainda de acordo com Mezzogiorno, o modelo mais provável para Vitória e Florianópolis é o de "escritório consular", uma espécie de consulado menor, com menos custos e funcionários e mais voltado a trâmites burocráticos. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.