Após dois anos, Bélgica reduz nível de alerta para terrorismo

BRUXELAS, 22 JAN (ANSA) - Após pouco mais de dois anos, o governo da Bélgica anunciou a redução do nível de alerta para ataques terroristas nesta segunda-feira (22).   

Com isso, em uma escala que vai até quatro, o Organismo Público para a Segurança estipulou o novo alerta para dois, que define um "ataque pouco provável". No entanto, apesar de voltar para o nível de 2015, o premier do país, Charles Michel, anunciou que os soldados permanecerão nas ruas nos pontos mais sensíveis.   

O nível havia subido para três (que indica um ataque possível e verossímil) em janeiro de 2015, após uma ação dos terroristas contra a redação do jornal satírico "Charlie Hebdo", que deixou 12 mortes, e do desmantelamento de uma célula terrorista no país.   

Desde então, o índice subiu para quatro (ameaça séria e iminente) por duas vezes: após a série de ataques em Paris, em novembro de 2015, que deixou 130 mortos, e após os atentados em Bruxelas, contra o aeroporto e uma estação de metrô, que mataram 32 pessoas. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos