Juiz federal proíbe Lula de sair do país

SÃO PAULO, 25 JAN (ANSA) - O juiz Ricardo Leite, da 10ª Vara Federal de Brasília, determinou nesta quinta-feira (25) a apreensão do passaporte do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o proibiu de sair do país.   


O líder petista tinha viagem marcada para esta sexta (26) a Adis Abeba, capital da Etiópia, na África, onde participaria de um evento sobre combate à fome.   


Leite acolheu pedido do Ministério Público Federal (MPF) de Brasília, que alegou "risco de fuga" para pedir a apreensão do passaporte de Lula. Como argumento, o MPF usou o "bom trânsito" do ex-presidente com outros governantes.   


O juiz federal já cuida do processo contra o petista por obstrução de Justiça e é o mesmo magistrado que suspendeu as atividades do instituto do ex-presidente, em maio passado.   


Lula foi condenado na última quarta-feira (24), em segunda instância, a 12 anos e um mês de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no "caso triplex". Quando o processo voltar a Sérgio Moro, o juiz poderá decretar a prisão do ex-mandatário.   


(ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos