Rússia encontra esmeralda de 1,6kg em caverna

MOSCOU, 29 JAN (ANSA) - Uma esmeralda que pesa 1,6 kg foi encontrada em uma caverna de Malyshevsky, na região de Sverdlovsk, nos Urais russos, informou a agência de notícias local "Tass" nesta segunda-feira (29).   


A pedra possui 14cm de comprimento e 7cm de largura, e coloração verde clara. Ela foi encontrada por um encarregado do serviço de geologia russa, e estava "sobressaindo de uma parede." O cristal ainda não foi nomeado e, estima-se que seu valor esteja em torno de 4 milhões de rublos (aproximadamente R$ 225 mil).   


O veículo ainda informou que a descoberta se trata de um "recorde", afinal o maior cristal desse tipo foi encontrado em 1990 - no mesmo local - pesando 1,2 kg, e que posteriormente recebeu o nome de "Presidente" em homenagem ao primeiro mandatário russo, Boris Yeltsin.   


A caverna de Malyshevsky é o maior depósito de esmeraldas e berílios da Europa, processando anualmente 93,7 mil toneladas de pedras. Já a maior esmeralda do mundo foi encontrada na Bahia, em 2001, com 380kg. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos