Partido antissistema desiste de depor presidente da Itália

NÁPOLES, 29 MAI (ANSA) - O líder do antissistema Movimento 5 Estrelas (M5S), Luigi Di Maio, recuou e disse nesta terça-feira (29) que a hipótese de impeachment do presidente Sergio Mattarella "não está mais na mesa".   

Antes de um comício em Nápoles, Di Maio culpou seu novo aliado Matteo Salvini, secretário da ultranacionalista Liga, pela desistência. "No que diz respeito ao impeachment, aceito que Salvini não quer fazer. Infelizmente, não está mais na mesa, porque Salvini não quer, e nós precisamos da maioria", declarou.   

A hipótese de impeachment havia sido lançada no último domingo (27), após Mattarella rejeitar a indicação do professor Paolo Savona, conhecido por planejar a saída da Itália do euro, como ministro de Finanças, impedindo o nascimento de um governo Liga-M5S.   

"É preciso colocar o presidente em estado de acusação", declarou Di Maio dois dias atrás. Na Itália, um presidente só pode sofrer impeachment por "alta traição" ou "atentado" contra a Constituição, e a abertura do processo depende de maioria absoluta no Parlamento.   

No entanto, a sentença final cabe à Corte Constitucional, da qual Mattarella fazia parte até assumir a Presidência da República. Agora, com a recusa de Salvini, Di Maio se diz pronto a "colaborar" com o chefe de Estado para "resolver a atual crise".   

Já o secretário da Liga afirmou que Mattarella "errou" ao não aceitar Savona como ministro, mas ressaltou que "quem insulta e ameaça" o presidente "não faz parte do futuro do país". Ao pedir o impeachment do mandatário, Di Maio tentou capitalizar o descontentamento dos setores antipolítica na sociedade, mas seu pleito não encontrou o apoio esperado. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Receba por e-mail as principais notícias sem pagar nada.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos