Topo

Venezianos atacam navio de cruzeiro com ovos e rojões

30/09/2018 14h01

VENEZA, 30 SET (ANSA) - Manifestantes lançaram sinalizadores, rojões e ovos em direção a um navio de cruzeiro em Veneza, neste domingo (30), em forma de protesto contra a presença de grandes embarcações na Bacia de San Marco e no Canal de Giudecca.   

O grupo, integrante do movimento "No Grandi Navi" ("Não aos grandes navios"), usou pequenos barcos para interceptar o "MSC Musica" no momento em que ele deixava o terminal de passageiros do porto de Veneza.   

Cerca de 50 embarcações participaram do protesto, que foi acompanhado de perto pela polícia. A passagem de grandes navios pelo Canal de Giudecca e pela Bacia de San Marco é alvo frequente de protestos na cidade, inclusive com moradores vestidos de piratas e cercando cruzeiros com seus barcos.   

Em novembro passado, as autoridades municipais, regionais e nacionais chegaram a um acordo para, dentro de três ou quatro anos, impedir a passagem de embarcações com mais de 55 mil toneladas pelo centro histórico de Veneza.   

A partir de então, elas serão deslocadas para o porto comercial de Marghera, que fica no continente. A passagem de navios de grandes dimensões representa um risco para o frágil ecossistema de Veneza e um fator de erosão do solo marinho. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.