Topo

Conselho do Papa volta a se reunir para renovar Constituição

17/09/2019 14h35

CIDADE DO VATICANO, 17 SET (ANSA) - Começou nesta terça-feira (17) mais uma série de reuniões do conselho de cardeais convocado pelo papa Francisco para reescrever a Constituição Apostólica sobre a organização da Cúria Romana.   

O chamado "C6" - que antes era "C9" - fica reunido até o próximo dia 19 de setembro e conta com os cardeais Pietro Parolin (Itália), Oscar Maradiaga (Honduras), Reinhard Marx (Alemanha), Sean Patrick O'Malley (EUA), Giuseppe Bertello (Itália) e Oswald Gracias (Índia).   

"O Conselho de Cardeais espera entregar o rascunho da nova Constituição Apostólica sobre a Cúria Romana neste ano. A esperança é de entregar o rascunho ao Papa em setembro. Depois, o próprio Papa define seus prazos", disse o secretário do "C6", monsenhor Marcello Semeraro.   

O texto já tem um nome provisório, "Praedicate Evangelium" ("Preguem o Evangelho", em tradução livre), e substituirá a Constituição Apostólica "Pastor Bonus", promulgada por João Paulo II em 1988.   

Sua renovação é um dos principais objetivos de Francisco para desburocratizar e aumentar a transparência da Cúria. Cada dicastério da Igreja teve sua estrutura avaliada e revisada pelos cardeais, com a meta de combater o desperdício e impor padrões internacionais de gestão à Igreja. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.