Joe Biden condena Donald Trump por minimizar riscos de covid-19 nos EUA
O candidato democrata à Casa Branca, Joe Biden, condenou o comportamento do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao esconder dos americanos a verdadeira extensão dos riscos do novo coronavírus Sars-CoV-2.
Durante entrevista exclusiva à CNN na noite de ontem, Biden disse que o republicano agiu de forma "nojenta" e "quase criminosa".
A declaração foi dada após um trecho do livro "Rage" ("Raiva"), do jornalista Bob Woodward, revelar que Trump sabia que a covid-19 era altamente contagiosa e mais mortal do que a gripe, mas decidiu minimizar os perigos da doença para evitar o pânico.
"Era tudo para garantir que o mercado não quebrasse, que seus amigos ricos não perdessem nenhum dinheiro e que ele pudesse dizer que o que quer que acontecesse não tinha nada a ver com ele", acusou Biden.
Segundo o democrata, o presidente americano "levantou a bandeira branca, não fez absolutamente nada". "Pense no que ele não fez, é quase um crime".
Hoje, durante coletiva de imprensa na Casa Branca, Trump foi questionado sobre o livro e atacou um jornalista da ABC. "Não menti. O que eu disse é que não devemos entrar em pânico", afirmou ele, ressaltando que a pergunta "é infeliz".
O magnata também defendeu sua decisão de minimizar os riscos da covid-19, dizendo que suas respostas ao jornalista foram "adequadas".
Woodward, conhecido por suas reportagens sobre o escândalo Watergate, entrevistou Trump 18 vezes de dezembro a julho. A obra será lançada no próximo dia 15 de setembro.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.