Topo

Esse conteúdo é antigo

Papa se diz chocado pelas 215 crianças indígenas mortas em colégio católico

"A triste descoberta acrescenta a consciência das dores e sofrimentos do passado", disse o Papa Francisco (foto de arquivo) - Remo Casilli/AFP
"A triste descoberta acrescenta a consciência das dores e sofrimentos do passado", disse o Papa Francisco (foto de arquivo) Imagem: Remo Casilli/AFP

06/06/2021 09h20

CIDADE DO VATICANO, 6 JUN (ANSA) - O papa Francisco afirmou neste domingo (6) ter ficado "chocado" com a descoberta de 215 restos mortais de crianças na Kamloops Indian Residential School, na província de Columbia Britânica, no Canadá. Segundo as informações da mídia local, tratam-se de crianças indígenas que eram obrigadas a ir para os internatos para uma "adaptação forçada" à vida canadense.

"Sigo com dor as notícias que chegam do Canadá sobre a comovente descoberta. Me uno aos bispos canadenses e a toda a Igreja Católica no Canadá. A triste descoberta acrescenta a consciência das dores e sofrimentos do passado. As autoridades políticas e religiosas devem continuar a colaborar com determinação para fazer luz sobre o triste caso e a se comprometer humildemente para trazer reconciliação e cura", disse durante a audiência geral.

Francisco ainda alertou que esses "momentos difíceis" mostram uma "forte chamada para todos nós, para nos afastarmos do modelo colonizador, e também das colonizações ideológicas de hoje, e caminhar lado a lado no diálogo, no respeito recíproco e no reconhecimento dos direitos e dos valores culturais de todos os filhos e filhas do Canadá".

"Confiamos ao Senhor as almas de todas as crianças mortas nas escolas residenciais do Canadá e rezamos pelas famílias e pelas comunidades autóctones canadenses, que enfrentaram tanta dor", finalizou.

A descoberta dos restos mortais, ocorrida na última semana, chocou o Canadá. A investigação preliminar, feita com equipamentos de alta tecnologia, revelou as ossadas de, ao menos, 215 crianças. Mas, acredita-se que a quantidade de mortes nessas instituições possa chegar às milhares.

O Canadá tinha mais de 130 internatos do tipo e que funcionaram entre os anos de 1874 e 1996. O objetivo era claro: forçar as crianças de tribos nativas a se incorporarem na sociedade canadense, fazendo com que elas abandonassem todas as suas tradições e línguas e passassem a se "comportar como canadenses", falando inglês ou francês.

Apesar de ser uma política de Estado, cerca de 70% dessas instituições eram geridas em parceria com instituições católicas.

Um relatório de 2015 chamou essas instituições de praticantes de "genocídio cultural" e destacou que todos os que tiveram algum tipo de autoridade no período, seja governo nacional, local ou religioso, sabiam dos danos irreversíveis que essa política trazia. (ANSA).