Japão tem novo recorde e registra 18,8 mil casos de covid-19
O Japão voltou a bater um recorde nacional na quantidade de casos diários de covid-19 e registrou 18.882 contágios em 24 horas, informa a mídia do país hoje.
Um dia antes, o país havia contabilizado 15.812, o que era o número mais alto até então. A nova onda de contaminações pelo coronavírus Sars-CoV-2 começou no início de julho e, no fim daquele mês, a nação superou a marca de 10 mil contágios pela primeira vez.
Conforme o jornal "Japan Times" e a emissora "NHK", números recordes foram batidos em 15 prefeituras, incluindo Osaka e Okinawa. Já a capital Tóquio registrou o segundo maior número até hoje, com 4.989 confirmações. A maior marca foi atingida em 5 de agosto, com 5.042 casos.
Apesar da alta exponencial nos casos, as mortes continuam em cerca de 300 por dia o que, apesar de elevado, mantém o padrão dos últimos meses.
O que mais preocupa as autoridades, e o que deve provocar uma nova prorrogação do estado de emergência que termina no fim do mês, é a quantidade de internações em UTIs (unidades de terapia intensiva). Foram 72 a mais em 24 horas, elevando para 1.404 pacientes - recorde desde 26 de maio.
Especialistas locais ouvidos pelo jornal destacam que a alta na curva epidemiológica não está diretamente ligada aos Jogos Olímpicos, que terminaram no dia 23 de julho. Mas ressaltam que, ao realizar o evento, os moradores acabaram tendo uma "sensação de normalidade" e relaxaram nas regras sanitárias.
Mesmo sendo um país rico, a campanha de vacinação japonesa é considerada muito lenta. Apenas 48,3% da população iniciou o ciclo vacinal, segundo o portal Our World in Data, e só 36,2% dos cidadãos completaram a imunização.
Ao todo, desde o início da pandemia, o Japão soma 1.090.236 casos confirmados e 15.356 óbitos pela doença.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.