Topo

Esse conteúdo é antigo

Papa encerra viagem à Grécia com críticas ao consumismo

06/12/2021 08h45

ATENAS, 6 DEZ (ANSA) - O papa Francisco encerrou sua viagem à Grécia nesta segunda-feira (6) com um encontro com jovens de uma escola católica em Maroussi, nos subúrbios da capital Atenas.   

Durante o evento, o pontífice citou a famosa frase "Conhece a ti mesmo", que fazia parte do antigo Templo de Apolo em Delfos, e alertou que as pessoas, "obcecadas por milhares de aparências", se esquecem de quem são.   

"Mas aquele convite antigo, conhece a ti mesmo, vale ainda hoje: reconheça que você vale pelo que você é, não pelo que você tem.   

Você não vale pela marca da roupa ou dos sapatos que usa, mas porque você é único, você é única", disse.   

Francisco ainda citou o mito de Ulisses, o herói da guerra de Troia que leva 10 anos para voltar para Ítaca e que no caminho precisa lidar com sereias que seduzem navegadores para fazê-los naufragar.   

"Na realidade, as sereias de hoje querem adoentá-los com mensagens sedutoras e insistentes, que miram lucros fáceis, sobre falsas necessidades do consumismo, sobre o culto do bem estar físico, da diversão a todos os custos, mas deixam apenas fumaça no ar", declarou o Papa.   

Após o encontro, Jorge Bergoglio se deslocou para o Aeroporto Internacional de Atenas e embarcou para Roma. Sua viagem por Chipre e Grécia, dois países de maioria ortodoxa, foi marcada por apelos em defesa da união entre os cristãos e do acolhimento de migrantes e refugiados.   

Em um discurso no Chipre, por exemplo, afirmou que arames farpados são símbolos do ódio e denunciou que deslocados internacionais são mantidos em "campos de concentração, verdadeiros lugares de tortura e escravidão".   

"Essa é a história dessa civilização desenvolvida que nós chamamos de Ocidente", ironizou na ocasião. Francisco também se comprometeu a financiar a transferência para a Itália de 50 migrantes que hoje vivem em solo cipriota, sendo que o primeiro grupo deve embarcar para Roma em meados de dezembro. (ANSA).   

Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.